Herege

2 comentários

Index_Librorum_Prohibitorum_1Aqueles que não são mestres e doutores em teologia podem falar sobre Deus? Quem não tem um conhecimento perfeito pode falar sobre isto? É vedado a alguém ter opinião sobre algo por não ter profundidade o suficiente para saber todas as regras e exceções, todas as salvas e ressalvas?

O que se pode dizer do que se é dito? Parece que, para alguns, temos a obrigação de andar com rodas de rodapé e a fonte original em nosso bolso. Devemos carregar a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para todos os lugares e, ainda, quando nos é feita uma pergunta, devemos responder com exatidão.

Hereges ou leigos? Quem é que não se sente ofendido ao ser chamado de herege? Ser um herege é quase condição análoga a de anticristo, a discípulo e instrumento do satã. Existe sempre um porta-voz do cristianismo ideal e perfeito, da opinião ideal e perfeita, da argumentação ideal e perfeita que deve ser realizada e a condenar a não deontologia da coisa. Depois, existem aqueles seguidores que passam a propagar aquela mesma opinião.

Existe um inquisidor em cada um de nós, da mesma maneira que existe um torcedor, da mesma maneira que existe um partidário. Quando meu partido que vence e a ideologia vence, sou eu que venço; quando o meu time venço, sou eu que venço também; da mesma forma, quando a minha razão e a minha argumentação, a minha doutrina ou a minha vertente da doutrina, vencem, sou eu também que venço. Ao dizer que outro está errado, automaticamente afirmo que estou certo.

“Que se calem ou sejam condenados!” Se me for feita uma pergunta publicamente e eu não responder conforme se diz no documento tal do papa tal e de acordo com santo tal ou de conformidade com o artigo tal do catecismo ou do código canônico, incorro sempre em heresia? Existirá sempre um exército a me fuzilar diante do paredão da ignorância? E quem não é ignorante de algo?

“Só sei que nada sei”, dizia o sábio Sócrates. Só sei que posso errar, porque nada sei. Só sei que a doutrina da Igreja é extremamente vasta para que possa eu, leigo, ter dela o conhecimento perfeito para que em nada seja chamado de herege, se não me calar. Só sei que, como cristão, tenho o dever de amor e de misericórdia. Só sei que eu não quero ser um lúcifer-sabe-tudo e explodir da arrogância da minha própria perfeição. Só sei só, só não saberei só, também, se não puder falar.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Uma pessoa que tem pleno conhecimento da fé Católica, e que rejeita tudo isso para abraçar uma vã filosofia como bem nos diz São Paulo, é um Herege e corre sério perigo junto a salvação de sua alma. Um exemplo claro: Lutero e sua desobediência e soberba. E o que deu isso? Mais e mais vãs filosofias e seitas e claro mais e mais Hereges. Viva Lutero? Eu acho que Não!

    ResponderExcluir
  2. Um herege nada mais é do que aquela pessoa que conhecendo toda a verdade, resolveu deixar tudo de lado para assim começar a propagar mentiras e heresias. Renegou a verdadeira fé para ir em busca de suas convicções mentirosas e com isso quis o meio mais fácil para viver sua vida. O que o diga, o arianismo de Ário, o macedonismo de Macedônio e tantos outros que apostataram da verdadeira Igreja de Cristo. Se bem que hoje e dentro da mesma Igreja de Cristo, ainda tem infiltrado muitos hereges e que se deixassem a Igreja, era uma caridade que eles nos faziam a nós verdadeiros e fiéis católicos, e obedientes a Roma e nada mais.

    ResponderExcluir