Libertinagem de Expressão

Um comentário

profligacy

Pelo meu direito à libertinagem de expressão eu posso falar de quem ou do que eu quiser, quando eu quiser e porque eu quero. Desrespeitar é o que me guia, porque se eu tenho tal direito, não preciso me preocupar em ofender. Eu ofendo mesmo, tenho direito a isso, e se tenho esse direito, o que a libertinagem me dá, você não tem o direito de não ser ofendido, só pode me ofender de volta, como resposta.

Que me importa se a sociedade está ficando doente (moralmente doente)? A minha amoralidade não é aquela que supera a moral, mas aquela que considera que ela não existe. Afinal, se eu acho que é certo, é certo. Se eu creio, é porque existe, pelo menos para mim. Se eu faço, é porque é lícito. E quem é quem para me criticar, para dizer que estou errado, se a verdade é relativa? Tudo é relativo! Então, se tudo é relativo, tudo que eu faço é certo!

O que me irrita mesmo é quando começam a reclamar uns dos outros. Como é que uma pessoa pode ter a coragem de criticar um desonesto quando ela só não faz o mesmo porque não tem oportunidade? Coitados dos políticos, estes sofrem demasiadamente críticas por serem espelho da sociedade a que pertencem.

Agora eu não entendi. Eu me irrito com o que falam. Ora, eles também não têm o direito à libertinagem de expressão? Eu deveria, na verdade, respeitar a opinião deles, afinal, tudo é relativo mesmo. Se eles pensam isso, devem estar certos e eu também. Afinal, a verdade não existe e, por isso, sobre ela não se discute.

Liberdade de expressão, por outro lado, não me interessa, porque, se for ver mesmo o que é liberdade, vou me deparar com um conceito muito mais concreto do que a abstração e relatividade da libertinagem. Liberdade, no final das contas, vai acabar por ser fazer o certo, posto que só é livre quem tem conhecimento daquilo que escolhe e, por isto, irá escolher o melhor. E esse negócio de certo também é muito concreto, acaba por ser aquilo que é honesto, justo e não prejudica ninguém.

Ser livre e correto requer muita preocupação da minha parte e o que eu quero é o meu bem-estar. Eu sou vaidoso, mesmo! Igual a todo o mundo! Isso é lógico! Preciso me adequar à realidade em que vivo. Se todo mundo é vaidoso, porque justo eu vou ser altruísta? Afinal, pelo princípio da indignidade da pessoa humana, tenho o direito de somente pensar em mim e fazer o que me convém, porque honra, dignidade, honestidade, hombridade, solidariedade, sobriedade, integridade, etc., são conceitos relativos, como todos e ninguém está mais preocupado com isso.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :