Sobre a Inteligência do Homem

3 comentários

153-004-D4E6240D (1)Estavam todos lá! Adão, Eva, Caim, Abel, Set e outros que vieram depois deles. Estavam em volta da obra que tinham terminado. Enfim, haviam terminado aquela grande obra.

Estava a árvore do conhecimento do bem e do mal, cercada de arame farpado, eletricidade, sem contar o alarme. Em volta, placas com milhares de caveiras estampadas e diversos avisos, e neles continha a frase: “NÃO ENTRE, NEM MUITO MENOS COMA DO FRUTO DESTA ÁRVORE, ELA IRÁ TE MATAR!”

Maravilhados com todas as ideias provenientes da última convenção que haviam feito, fizeram uma grande festa para celebrar. Do lado de fora, todas as águias amigas estavam de guarda para protegê-los das serpentes que viessem, porventura, atrapalhar a comemoração.

Deus estava lá!

Vou fazer uma coisa diferente dessa vez, adicionar a explicação:

A nossa cabeça não serve só para ficar sobre o nosso pescoço, mas para ser usada. O que gerou este texto foi primeiro uma tentação, depois uma lamentação.

Primeiro fui tentado e entristeci-me, porque o pecado é algo que me faz mal. Logo, pensei que ele poderia não existir, lamentando-me de sua existência. Pensei em toda a situação da possível inexistência do pecado. Veio-me, imediatamente, a imagem descrita no segundo parágrafo.

Já havia pensado, antes, na ideia de Adão e Eva não terem pecado. Mas essa imagem veio a responder meus questionamentos. O homem, com sua inteligência, pode se proteger do pecado, pecado que “mata” a alma e fere o coração de Deus. Se Ele não quiser cometê-lo, mune-se de escudos, de avisos. Enfim, querendo o homem, ele faz.

O homem inteligente protege-se não somente das realidades que possibilitam o pecado, afinal, quem está na chuva se molha, e quem está no fogo se queima; mas protege-se também do tentador. Nós, sem armas, somos indefesos contra as serpentes; mas há as águias, que, estando no ar, atacam-nas com facilidade.

Agora, faço uma recordação. Inteligência também é dom. Porque não pedir mais este a Deus?

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Evitar "as realidades que possibilitam o pecado" é traduzido na expressão atribuída a Deus:"Livra-te dos ares que eu te livrarei dos males". Concordo que se o Homem quiser ele pode se proteger do pecado ou afastar a tentação.
    Que Deus te abençoe e ilumine.
    Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Intrigante e bem criativo esse texto! Parabéns mais uma vez!

    Olhe, se eu não lesse sua interpretação, viajaria durante horas em "trocentos" caminhos pra entender o texto! hehehe

    Quem dera que, antes de existir o pecado, a tentação desaparecesse. De fato o homem preferiu o caminho mais tentador (a maçã) ao mais difícil (manter-se longe dela). Mas o mais brilhante de toda a história é a cerca, as caveiras, o alarme porque tornaria-os temerosos, porém será que evitaria a ação final? O pecado?

    Parabéns mais uma vez pelo texto! Incrível! :D

    ResponderExcluir
  3. esse texto é bem realista né... explica muito bem a historia do pecado.(sem falar da modernidade incluida no texto os alarmes e caveiras....kkk Deus te abençoe!

    ResponderExcluir