Da infinitude de Deus

4 comentários
Deus é infinito... Misteriosamente infinito. Nós, humanos e limitados por condição não conseguimos ter a menor noção do que se trata este infinito. Enlouqueceríamos, sim, de amor. Queria eu ter a graça de ganhar bastante tempo em incessantes orações com a pergunta que Francisco, o santo de Assis, fazia. “Quem és tu, quem sou eu?” De fato, mais facilmente respondemos a indagação acerca de quem somos quando temos alguma noção de quem é Deus. Depois de um certo tempo, vem-nos a notícia de que não somos nada e de que Deus é tudo. Deus é tudo que não somos. Se não somos santos, puros, perfeitos, inteligentes, misericordiosos, bondosos, ..., Deus é.  Entretanto, muitas vezes ficamos limitados à nossa humana compreensão e só porque somos nada, não queremos dar a Deus o lugar de tudo.
 
Imagine alguma qualidade sua. Agora multiplique por infinito esta sua qualidade, assim Deus é. Se você se acha belo, Deus é infinitamente mais; se você se acha inteligente, Deus é infinitamente mais; se você se acha bondoso, Deus é infinitamente mais. Pra você não dizer que me contradisse, dizendo que se você tem alguma qualidade, se você é pelo menos um pouco bondoso, você não é nada. Não deixa de ser. Comparado a Deus você não deixa de ser. Entenda uma coisa, Deus deve ser para nós o único parâmetro, se quisermos por um acaso ser dignos de algo, não nos comparemos nunca com ninguém, mas sim com Deus. Não é ousadia, não, querer ser igual a Deus, até porque isto é impossível, mas é possível tentar. Alguém já dizia que “uma meta, se for alcançável, não é uma meta.” Por isto, infinito menos qualquer quantidade finita, continua sendo infinito.
 
Toda idolatria é sem sentido, é burrice. Devemos trocar nossos ídolos por Aquele que pode preencher nossa necessidade de eternidade, de infinito. O homem mais inteligente do mundo, com seu QI 210, não se compara ao de Deus, que é infinito. O mais sábio ou douto, que já leu uma biblioteca inteira, não se compara a Deus, que tem sabedoria e conhecimento infinitos. O maior cientista não descobre nada mais do que a Criação. Não falarei nem de bondoso, nem de puro, nem de misericordioso, perfeito e muito menos santo, porque só se pode assim ser com a Graça de Deus, e assim não há como haver idolatria. Mas, se é possível que alguém idolatre algum santo ou alguém que viveu a palavra de Deus heroicamente, aviso que o que ele foi, Deus é infinitamente mais. Há alguns que se encantam pela beleza, pois digo que Deus é infinitamente mais belo, apaixone-se por Ele.

Do mesmo modo, o amor de Deus é infinito, de modo que se possa assim serem preenchidas todas as nossas carências e necessidades de amor. Deus é infinitamente justo, de modo que não esquecerá nenhum dos momentos nos quais rendemos a Ele toda a nossa vida. Deus é infinitamente misericordioso, de modo que o maior pecador do mundo pode ser muito bem compreendido e sujeito de graça ainda maior do que seu pecado. Deus é infinitamente bondoso, e tanto, que tudo nos quer dar, ainda que nós, pequenos idiotas, não o queiramos e, para isto, foi capaz de se rebaixar a nossa natureza, sofrer tudo que podemos sofrer. Mesmo sendo Deus, a Majestade do Universo, foi humilhado , mesmo sendo infinitamente amoroso, puro, casto, santo, justo e inocente, foi castigado; no fim de tudo isto, morreu por nós. Tão infinito é seu cuidado para conosco, que Ele próprio se dá na Eucaristia. Tão infinita é a sua liberalidade, que Ele, em seu Espírito, habita em nós e nos faz pequenos deuses por participação.
 
Por outro lado, tudo que não provém Dele é finito. A própria maldade é finita e é sobreposta pela bondade de Deus. É tanto que Deus aproveita-se de satanás para elevar-nos, ou existe outro modo de provar nossas virtudes do que nas contrariedades? Sou tentado a sentir pena daqueles que possuem o derrotado como senhor, que o veem lá com algum título de divindade. Ele pode ser eterno, em seu suplício, mas infinito, o coitado, não é. Meu Senhor, sim, é! Meu Pai do Céu é infinito e não se cansa de me dar tão graciosos presentes. Meu Jesus é tão infinito que me leva a Ele mesmo, ao próprio infinito, se faz um comigo. E o Santo Espírito, é infinito ao ponto de me revelar, a mim, impuro e inútil, algo do Pai, do Filho, ou Dele mesmo. É esse Deus, tão infinitamente grande, forte e poderoso, que me conquista e me faz, cada vez mais, coloca-lo em Seu devido lugar, na Majestade de tudo. Até porque Ele é tão bondoso, habilidoso, inteligente, sábio, amoroso e carinhoso, que não posso querer outro rei. Eu mesmo, sou ruim, débil, burro, inculto, odioso, indelicado e, ainda mais, soberbo, para querer ser senhor de mim mesmo.
 
É por isso tudo que desejo a nós, que bebamos sempre dessa fonte inexaurível que é o próprio Deus, que é em si mesmo por nós inacessível, mas é infinitamente humilde ao ponto de se rebaixar a nós a dizer: “Põe aqui a tua mão.” É Ele próprio que se deixa tocar, não só tocar, mas se dá como alimento, não só alimento, mas nos dá uma verdadeira vida. Nesta vida, nos dá o sentido, para que assim possamos aqui ainda sermos um pouco felizes. Mas, o que Ele tem de bom mesmo para nos dar é a capacidade de contempla-lo e conviver com Ele, dentro Dele, no Céu, numa vida tão infinita que se soubéssemos um pouco dela, desejaríamos a morte desta pseudo-vida.
 
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Que belíssima exaltação a Deus! Quanta firmeza e certeza dentro de você.
    Fiquei comovida com sua entrega total a Deus!
    Namastê!
    Deus te proteja e te livre das tentações que possam surgir para desviar o seu caminho.

    ResponderExcluir
  2. LINDO O TEXTOO!!!

    Sou novata aqui no bloguer, estou seguindo aquilo me encanta. Peço para que me siga tbm. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bem sei que me convidas a viajar ao teu lado, olhando pela janela o mistério da vida que se passa lá fora. Essas palavras querem seduzir minha fé a subir as escadas das ideias até transformarem-se em ideais. Obrigado por deixar a mim e tantos outros, sentirmos o perfume de Deus que espalhas através do frasco de tua existência. A infinutude de Deus é expressa no desejo finito de sermos infinitos!
    meu abraço!!!

    ResponderExcluir